top of page

Cidades Históricas: Congonhas

O nome Congonhas vem do tipo de vegetação encontrada nos campos, uma planta que os índios chamavam Congõi, que em tupi significa "o que sustenta, o que alimenta." Em 1938 o distrito foi elevado a categoria de município. Congonhas se tornou um importante centro de mineração e dela saíram grandes fortunas da época. As pepitas de ouro chegavam a ter o tamanho de batatas, na famosa lavra chamada Batateiro. Em 1796 a força do ouro trouxe ao então distrito de Congonhas o mago das formas, o escultor Aleijadinho, já consagrado naqueles tempos. Ali ele deixou para sempre a manifestação mais concreta da grandiosidade de sua arte.

​

Pontos Turisticos:



Igreja Matriz de São José :Sua construção teve início em 1817. A igreja é rica em esculturas e a fachada externa possui duas grandes torres circulares.



- Igreja de Nossa Senhora da Conceição: Construída em 1749, matriz estilo jesuítico, com frontispício de Aleijadinho e pintura dos melhores artistas da época. A capela-mor recebeu douração de Manuel Francisco Lisboa, a que é atribuída a tribuna. Sua nave, sem coluna de sustentação é uma das maiores obras do barroco mineiro.



- Igreja do Nossa Senhora do Rosário: Construída pelos escravos, esta igreja é a mais antiga de Congonhas. Possui uma fachada simples, no altar central encontra-se uma imagem da padroeira, esculpida em madeira. A sineira é separada da igreja.



- Santuário do Bom Jesus de Matosinhos: Conjunto arquitetônico formado por uma basílica, um adro com esculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo. O santuário está localizado no morro do Maranhão, no município brasileiro de Congonhas, estado de Minas Gerais.

O conjunto foi construído em várias etapas e por vários mestres, artesãos e pintores, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde.

 

bottom of page