top of page

Mineração

  

 Para retirar-se o ouro das densas paredes rochosas das minas subterrâneas, era necessário cavar um buraco em forma cilíndrica nas rochas localizadas perto do Quartzo (onde havia mais chance de haver ouro)''pedra branca'', e dentro desses buracos eram colocados dinamites, ou TNTs, que explodiriam a parede rochosa, e a transformaria em várias rochas pesadas e densas. Essas novas rochas eram colocadas em ''vagonetes'', em trilhos, que as levava para a superfície. Anteriormente os vagonetes eram empurrados por escravos, depois com as tecnologias trazidas pelos ingleses eram usadas bombas hidráulicas, que os suportavam sem o esforço manual escravo.
Já na área externa, as rochas eram jogadas em cima de uma grande tábua, chamada de mesa vibratória, sobre essa mesa, havia uma pequena ''cachoeira'' que jorrava água nas rochas.  

A cobertura da mesa vibratória era feita por couro de boi, cheio de pelos. Com martelos os escravos quebravam as rochas em várias até que se desfizessem, e se transformassem em areia, com ajuda da mesa que continuava a vibrar. A água que escorria, levava consigo somente os materiais menos densos como minério de ferro e areia, pois o ouro outros materiais mais densos e pesados e se fixavam no couro do boi, quando isso acontecia, a mesa vibratória e a água eram desligadas, e o couro era bem esticado verticalmente por cima de outras grandes bacias de água. Então, o couro era batido com punhetas, para que caísse nas bacias d’água os  materiais mais densos. O fato de o couro ser batido com punhetas, surgira a expressão ''dar no couro''.
 Quando o ouro caia nas bacias, os escravos colocavam a mistura em ''baldeias'', onde o ouro era peneirado e se separava de outros materiais como o minério de ferro, obtidos de forma sólida em forma arenosa triturada.

  A mina da passagem desce de maneira horizontal, e não vertical, como era nas minas de carvão europeias onde era necessário o uso de elevadores. Foi feita assim, porque facilitava seguir o ''caminho do ouro'', ou o local onde parecia haver mais quantidade de minerais, entre a ''pedra branca'' chamada de quartzo que é uma pedra riquíssima considerada a base, ou raiz de todos os minerais, e entre a calcita. Foi devido a ação das chuvas de milhares de anos que quando penetrava no solo empurrava os minerais para baixo; pequenas partículas de ouro e outros minerais iam descendo pelo solo até alcançarem algum material duro o suficiente para segurá-las. Essas pequenas partículas com o tempo iam atravessando a calcita e a domitila negra (parte mais escura das rochas), mas não conseguiam passar pela ‘’pedra branca’’ do quartzo.

  História da Mina da Passagem:



  A história começa com a vinda da família real para o Brasil, séculos atrás, pela necessidade de fugir de Napoleão Bonaparte, durante a revolução francesa, pois os portugueses não haviam se juntado aos franceses e sim aos ingleses, e com o desenvolver da história a família portuguesa acabou tendo de fugir para a colônia de exploração, o Brasil. Nessa época Dom João IV, o rei guloso e covarde, como era conhecido, deve de pedir empréstimos ao reino Inglês, para que pudesse trazer toda a família real, e mais cerca de 15 mil nobres consigo, para a colônia, onde estariam a salvos de Napoleão. O empréstimo foi de cerca de 600.000 libras, o que valeria hoje  cerca de milhões e milhões de reais, foram emprestados também, mais 5 grandes barcos ingleses e 5000 soldados responsáveis pela  proteção da família real portuguesa durante os 3 meses de viagem pelo atlântico, em 1808. A família real teve seus aposentos no Rio de Janeiro, onde havia mais concentração de pessoas (cerca de 60 mil) que na Bahia, de 45 mil habitantes. Era a primeira vez na história que um rei europeu teve de abandonar seu trono de origem e comandar seu país de longe, em uma colônia de exploração, onde ficaram por cerca de 13 anos. Com ajuda dos ingleses, a segurança e o conforto da família real portuguesa no Rio de Janeiro estava garantida; eram consumidos por dia cerca de 192 galinhas e 90 porcos e outras riquezas da época que a familiar real deveria gozar.
  Foi em 1830, que numa tentativa de eliminar as dívidas e empréstimos com os ingleses, foi autorizada a exploração da Mina da Passagem. Antes disso a mina havia ficado durante 16 anos sob mãos portuguesas. Foram explorados pelos ingleses oficialmente cerca de 45 toneladas de ouro da mina, o suficiente para fossem pagos todos as dívidas dos portugueses, durante um período de cem anos. Durante o período de exploração, era trazidos pelos ingleses novos maquinários, o que surpreendia a população mineira acostumada com o trabalho braçal escravo. Assim a primeira exploração feita de forma industrializada, com máquinas trazidas de longe foi na Mina de Passagem.

  

​

Caminho do Ouro:

​Como o ouro era retirado:

Etapas da Exploração do Ouro:

Diferentes camadas de rochas

Mina da Passagem

Mariana -MG

Mina da Passagem

Mariana -MG

Mina da Passagem - Mariana -MG

bottom of page