Ecologia em Minas Gerais

Mariana- Minas Gerais

Ouro Preto - Minas Gerais

Ouro Preto- MInas Gerais

Mariana- Minas Gerais
Outros tipos de Mineração:
Existem vários tipos de mineração as principais são as Minas Subterrâneas e as de Céu-Aberto:
Mineração Subterrânea:
Muitas minas antigas que eram subterrâneas, porque não se dispunha de equipamentos de grande porte e alta produção, para a retirada das coberturas de estéril. Na lavra subterrânea o corpo mineralizado precisa ser muito bem delimitado e as suas
características precisam ser bem definidas por sondagens e galerias e o acesso é normalmente feito por túnel, rampa ou poço. Toda a concepção do projeto e sua implantação é precedida de uma intensa atividade de pesquisa, para determinação das características espaciais, geológicas e das rochas presentes, visto que é uma atividade que requer alta profissionalização e grande desembolso financeiro principalmente com infraestrutura e equipamentos, dada a sua especificidade.
A ventilação nas pequenas minas é natural,mas para a maioria delas são necessários ventiladores e exaustores de grande potência. Para que uma mina seja iniciada ela necessita de trabalhos preliminares mais prolongados chamado desenvolvimento, como abertura dos acessos, galerias subterrâneas , poços de ventilação, instalação de rede de utilidades. Sendo mais complexa que outros tipos de mineração. E apesar desse tipo de mineração não desmatar o ecossistema ao redor da mina, ela ainda é prejudicial ao meio ambiente, pois o lençol freático por ser contaminado com as toxinas composta por cianetos no tratamento do minério, podendo acabar prejudicando seriamente a saúde das pessoas que vivem dessa água. E também o solo pode ser fortemente comprometido por compostos químicos solúveis que se misturam no solo, deixando-o muitas vezes infértil.
Mineração a céu-aberto:
A mineração a céu aberto é usada quando depósitos de minerais ou rochas comercialmente úteis são encontrados perto da superfície; isto é, onde a espessura do terreno de cobertura (situado por cima do material de interesse, e que tem de ser removido para se chegar a este) é relativamente pequena ou o material de interesse é estruturalmente impróprio para a abertura de túneis (como é o caso de areias, cinzas vulcânicas e cascalhos). Onde os minerais ocorrem muito abaixo da superfície, e a espessura dos terrenos de cobertura é grande ou o mineral ocorre em veios na rocha - o material de interesse é extraído usando métodos de mineração subterrânea. As minas a céu aberto são ampliadas tipicamente até que o recurso mineral (ou o lote de terra possuído pela companhia de mineração) se esgote.
As principais consequências negativas desse tipo de mineração, são os constantes deslizamentos, e a grande ocupação geográfica, que acaba destruindo todo o ecossistema que existia no local.


Trabalhadores fazendo a remoção do minério através de vagões
Máquinas trabalhando em uma mina subterrânea

V&M mineração á céu aberto
