top of page

 Cidades Históricas: Mariana

Foi em Mariana que a história de Minas Gerias teve seu início. A cidade ganhou esse nome em homenagem a esposa D.João V,  D. Maria Ana D'Austria. No dicionário histórico de Minas Gerias seu significado é ''primeira'', e de fato Mariana foi, a primeira vila, capital do estado, cidade projetada e sede de bispado. Ã‰ também uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro e guarda junto com seus distritos, interessantes relíquias do passado. Possui cerca de 54.179 habitantes.

Pontos Turísticos:

- Catedral Basílica da Sé ou de Nossa Senhora da Assunção : de arquitetura singela, bem ao estilo das primeiras construções religiosas de Minas.​

- São Francisco de Assis : na igreja estão os restos mortais de Mestre Ataíde,nascido em mariana.
- Nossa Senhora do Carmo : surgiu a partir de um pequeno templo erguido em 1759. Teve suas obras iniciadas em 1783, só concluídas no século seguinte.
- Capela de Santo Antônio : mais antigo templo de Mariana, às margens do Ribeirão do Carmo, no local onde foi celebrada a primeira missa.
- Pelourinho : estas construções serviam como Marcos de Jurisdição. Neles eram castigados os infratores.
- Cachoeira do Brumado : distrito a 22 quilômetros do centro de Mariana. A cachoeira de mesmo nome é ponto de encontro de gente jovem e proporciona horas de puro lazer. Além de bucólico, o lugar também é muito conhecido por seu artesanato em pedra-sabão, sisal, talhas e tapeçaria.
- Gruta da Lapa : localizada no distrito de Antônio Pereira. Embora pertença a Ouro Preto, o distrito está mais próximo de Mariana, a apenas nove quilômetros. Foi provavelmente refúgio de escravos e hoje é lugar de peregrinação.
- Mina da Passagem : tudo o que se lê nos livros sobre a exploração do ouro em Minas Gerais pode ser visualizado na Mina da Passagem. 

bottom of page