top of page

 Cidades Históricas: Ouro Preto

A fundação da cidade se deu em 1711. A escolha do nome foi baseada nas riquezas ali existentes, que fazia a grande movimentação econômica da região bem como do país. Primeiramente, recebeu a alcunha de Vila Rica, passando mais tarde a ter o nome de Ouro Preto. É famoso por sua arquitetura colonial. Virou Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.Ouro Preto tem uma história de relevante importância para o Brasil, pois serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país.
Foi cenário do movimento da inconfidência mineira, onde uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro.

 

Na epoca da inconfidencia mineira, a corte portuguesa explorava o povo com as altas taxas de impostos sobre o minério, tendo Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) enforcado em praça pública, tornando-se mártir da libertação do povo aos domínios de Portugal.

Também preserva arte de Aleijadinho do estilo barroco, tendência artística da época.

 

​​

Pontos Turisticos:

-Matriz N. Sra. do Pilar : o projeto desta igreja, considerada uma das mais requintadas do barroco, é atribuído a Pedro Gomes Chaves.

- N. Sra. do Carmo : o projeto é de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, e sua construção foi entre 1766 e 1772.

- N. Sra. do Rosário : é um raro exemplar do barroco mineiro, com sua fachada circular e por isso singular. Sua construção, iniciada em 1785, substituiu primitiva capela.

- São Francisco de Assis : a mais famosa de Ouro Preto, um dos exemplares mais magníficos do barroco mineiro. Sua construção foi iniciada em 1766. é considerada obra-prima de Aleijadinho

- Casa de Aleijadinho : neste local, provavelmente entre os números 76 e 90, existiu a casa onde viveu o grande gênio do barroco mineiro, Antônio Francisco Lisboa.

bottom of page