top of page

Preocupação com os Ecossitemas de Minas Gerais

Incentivo a preservação:

Em Tiradentes, um colégio local organizou uma passeata com crianças do Ensino Fundamental, para conscientização da importância da preservação da água em Minas Gerais. Em cidades pequenas como Tiradentes, Mariana esses tipos de passeatas costumam comover e chamar a atenção de turistas, que se impressionam com a quantidade de cartazes e os trabalhos desenvolvidos pelas próprias crianças. Esse tipo de incentivo ajuda a formar desde cedo um jovem mais responsável em relação ao meio ambiente.

Cuidados com o ecossistema de Minas Gerais

 

Conhecido por sua grande diversidade de minerais e rodeados por seus relevos Minas Gerais tem e teve como base da economia a exploração de minérios.
Hoje a exploração é feita com estudos e observações mais rigorosas possibilitando a maior preservação possível do espaço. Um desses recursos são os reflorestamentos,  que
 nos melhores casos chegam a refloresta até cerca de 80% do espaço original; mesmo assim é quase impossível recuperar toda parte destruída.

Antigamente essa exploração era feita de forma descontrolada ou “sem freios”, o que comprometeu grandes partes do meio ambiente mineiro.
Minas Gerais possui um território inteiramente planáltico, não apresentando planícies.  Mais da metade do estado localiza-se no Planalto Atlântico, com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitude média de 700 m. Já na porção do noroeste mineiro, apresentam-se os platôs do Planalto Central. Originalmente, a cobertura vegetal de Minas Gerais era constituída por dois biomas principais: Cerrado e Mata Atlântica. A fauna é representada principalmente pelo tamanduá, tatu, anta, jiboia, cascavel e o cachorro-do-mato, lobo-guará, veado-campeiro, o mico-estrela e o pato-mergulhão. Em consequência a exploração indiscriminado dessa região, muitas espécies de animais e plantas  correm risco de extinção.





bottom of page